Estado está entre os cinco que mais reduziram a insegurança alimentar grave no país e alcançou 100% de adesão dos municípios ao Sisan
Sergipe foi reconhecido nacionalmente por integrar o grupo dos cinco estados brasileiros que mais reduziram a insegurança alimentar grave, entre 2022 e 2024. O reconhecimento foi concedido pelo Governo Federal, durante o Prêmio Brasil Sem Fome, em Brasília, e destacou o avanço do estado na garantia do direito humano à alimentação adequada.
Além da redução da fome grave, Sergipe também recebeu Menção de Destaque por alcançar a adesão de 100% dos municípios ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan). O marco reforça o fortalecimento das políticas públicas voltadas à segurança alimentar em todo o território sergipano.
Os resultados refletem a atuação integrada de programas e ações que garantem comida na mesa de famílias em situação de vulnerabilidade, ao mesmo tempo em que fortalecem a agricultura familiar e a organização da política de segurança alimentar nos municípios. Entre 2023 e 2024, o estado reduziu o número de domicílios em situação de insegurança alimentar, com queda da fome grave.
A adesão total ao Sisan amplia a capacidade de planejar, monitorar e dar continuidade às ações, permitindo que a política pública chegue com mais eficiência a quem mais precisa. Com resultados positivos e estrutura fortalecida, Sergipe avança na promoção da dignidade, da cidadania e da segurança alimentar para sua população.


