Segundo pesquisa do IBGE, o estado apresentou avanços significativos no abate bovino, na produção de leite e de ovos
Dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelaram que Sergipe vive um bom momento no que diz respeito à produção animal. De acordo com a pesquisa, o terceiro trimestre de 2025 revelou avanços significativos no abate bovino, na produção de leite e na de ovos, avanços esses que ficaram como os melhores da série histórica.
A administração pública tem atribuído o bom momento a um somatório de esforços, como o trabalho abnegado dos produtores, integrado com os municípios e os incentivos do Governo do Estado com apoio técnico, ações de inseminação artificial, sanidade animal, incentivo à produção e beneficiamento do leite e ao escoamento, com a melhoria das estradas e compra de alimentos da agricultura familiar, além de crédito rural via Banco do Estado de Sergipe (Banese).
O leite cru foi um dos destaques. A ordenha no terceiro semestre de 2025 em Sergipe, segundo o IBGE, ficou em torno de 154,3 milhões de litros, o que reflete um crescimento de 27,6% frente ao mesmo período do ano passado. No ano passado, o IBGE já havia destacado que os municípios de Poço Redondo, Porto da Folha e Nossa Senhora da Glória ficaram entre os 20 maiores produtores nacionais ao produzirem juntos 316 milhões de litros em 2024, o que representa 50% do total de 678.508 milhões de litros de leite produzidos em Sergipe naquele ano.
O abate de bovinos cresceu 11,9% no terceiro semestre de 2025, em relação ao mesmo período do ano passado. Mais de 25 mil toneladas de carcaças bovinas foram produzidas, cuja criação é registrada nos 75 municípios sergipanos. A produção de ovos também registrou aumento, com produção de 10,7 milhões de dúzias de ovos de galinha no terceiro semestre de 2025, um aumento de 26,5% em relação ao mesmo período de 2024.




