O senador Rogério Carvalho (PT) se manifestou sobre a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que determinou a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro, classificada por ele como uma medida essencial para a proteção da democracia brasileira e para o devido andamento dos processos judiciais envolvendo o ex-chefe do Executivo.
“Não há anistia para golpistas. Não há blindagem para quem tramou contra a Constituição, conspirou nos porões do poder e tentou usurpar a vontade soberana do povo brasileiro. Essa decisão é um recado claro: acabou a era da impunidade dos poderosos. As instituições estão funcionando. A Justiça está agindo. E a democracia está vencendo os que quiseram destruí-la”, afirmou Rogério.
O líder do PT no Senado destacou que a decisão reforça o papel das instituições brasileiras na responsabilização de quem atentou contra o Estado Democrático de Direito, especialmente em episódios que envolvem a tentativa de desestabilização das estruturas democráticas e o estímulo a atos antidemocráticos.
A prisão domiciliar de Bolsonaro é mais um capítulo do processo em que ele é acusado de descumprir medidas cautelares impostas pelo STF. A avaliação de Rogério Carvalho vai ao encontro da posição majoritária da bancada petista no Senado, que tem ressaltado a necessidade de “dar um basta” na impunidade de autoridades que utilizam seus cargos para atacar as instituições e incitar rupturas democráticas.

