O senador e líder do PT no Senado, Rogério Carvalho (PT), fez duras críticas à postura do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e do deputado licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), ao comentarem o processo judicial que envolve o ex-presidente Jair Bolsonaro.
Rogério classificou como “inimaginável” a tentativa de Trump de influenciar politicamente nas relações institucionais entre Brasil e EUA para proteger Bolsonaro. “Estamos falando de dois países democráticos: os Estados Unidos, com sua institucionalidade, e o Brasil, com a sua própria institucionalidade e instituições. Nunca vi, na história desses países, uma postura tão personificada, onde se coloca um país inteiro, milhares de empregos e interesses nacionais, a serviço de proteger alguém que cometeu crime”, criticou o senador, em entrevista à rádio Jovem Pan Aracaju nesta sexta-feira, 11.
O líder petista também repudiou os movimentos de Eduardo Bolsonaro no exterior. Segundo Rogério, o filho do ex-presidente está “conspirando contra o Brasil” ao tentar convencer autoridades norte-americanas a aplicar sanções econômicas contra o país. “Estamos assistindo a um familiarismo, e não patriotismo. Uma família que se coloca acima dos interesses do povo brasileiro: a família Bolsonaro. Eduardo Bolsonaro […] está indo ao exterior para pedir que o governo americano puna membros da nossa Justiça, apenas porque estão julgando seu pai”, destacou.
Em relação às recentes sobretaxas impostas pelos Estados Unidos ao Brasil, o senador lembrou que o Congresso Nacional aprovou, em abril, a Lei de Reciprocidade Econômica, que dá ao governo federal instrumentos para responder a esse tipo de ataque. “Pode-se quebrar patentes de medicamentos, tributar fortemente produtos audiovisuais dos EUA, tributar as big techs, taxar remessas de dividendos para compensar as perdas brasileiras”, afirmou.
Rogério ainda garantiu que o Brasil não será refém do mercado norte-americano: “Se eles sobretaxarem os nossos produtos, vamos abrir mercados em outros países. Nosso café, nosso aço, nosso suco de laranja têm mercado no mundo inteiro”.