Em meio à crescente tensão nas relações comerciais entre Brasil e Estados Unidos, o senador Rogério Carvalho (PT) integra uma missão oficial do Senado que participou, ontem, 29, de uma série de reuniões no Capitólio, em Washington.
O objetivo foi defender os interesses do Brasil diante da tarifa de 50% anunciada por Donald Trump sobre produtos brasileiros e responder às pressões norte-americanas sobre a importação de petróleo russo.
A delegação é liderada pelo senador Nelsinho Trad (PSD-MS), presidente da Comissão de Relações Exteriores (CRE), e reúne nomes de diferentes partidos em um esforço diplomático suprapartidário. Entre os parlamentares norte-americanos com quem o grupo brasileiro se reuniu, estavam os senadores Tim Kaine, Ed Markey, Mark Kelly, Chris Coons, Jeanne Shaheen, Martin Heinrich e Thom Tillis, além da deputada Sydney Kamlager-Dove, co-presidente do Brazil Caucus.
De um lado, parlamentares dos EUA pressionaram o Brasil sobre o volume de importações de petróleo da Rússia, pedindo mecanismos de rastreabilidade para garantir a origem do combustível. De outro, expressaram preocupação com os efeitos negativos da tarifa de 50% imposta por Trump, que ameaça setores estratégicos da economia brasileira, como o café, a madeira e o comércio eletrônico.

